terça-feira, 3 de abril de 2012

FOME E INSEGURANÇA ALIMENTAR


Quando você lê a palavra alimentação o que vem a sua cabeça?

A alimentação é um dos direitos básicos do ser humano, não importa se a pessoa tem dignidade,cabe ao Estado o combate à fome.Josué de Castro impactou o mundo com sua obra “Geografia da Fome”. Ele já pontuava que o problema da fome associava-se à má distribuição de alimentos.
A fome pode ser entendida de duas maneiras:A fome aguda, momentânea, da fome crônica. A fome aguda é urgência de se alimentar, a um grande apetite. A fome crônica, é quando não existe um habito de se alimentar diariamente,e não produz energia suficiente para a manutenção do seu organismo e para o desempenho de suas atividades cotidianas. Segundo FAO, 2002, 15,6 milhões de pessoas passam fome no Brasil.
Falta comida?
Segundo dados da Embrapa, 2006, 26,3 milhões de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino. Diariamente, desperdiçamos o equivalente a 39 mil toneladas por dia, esta quantidade é o  suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar (VELLOSO, Rodrigo. Comida é o que não falta. São Paulo: Ed. Abril, nº 174, março/2002).
Porém uma boa parte da população brasileira vive em estado de insegurança alimentar (FAVARO, et al. 2007). De acordo IBGE, 2006, 72 milhões de brasileiros (39,8% da população) não gozam do direito de segurança alimentar e nutricional, sendo 13,921 milhões considerados casos graves de subnutrição.
O consumo alimentar atual é marcado pela desigualdade, e altamente influenciados por condições socioeconômicas, indo desde a insuficiência até o desperdício de alimentos, levando a desequilíbrios nutricionais, ao lado de formas tradicionais de desnutrição, deixando explícita a correlação positiva entre dieta e risco de morbimortalidade. (CORRÊA et al, 2008).
Considera-se subnutridos aqueles que não possuem o acesso adequado ao alimento, de acordo com a FAO, que constata em 2002, uma prevalência de 14,4 milhões de subnutridos no Brasil, tornando nosso país o 6º campeão em subnutrição na escala mundial de acordo com dados do AKATU (2003).

Fonte:

Adaptação do texto: FOME E INSEGURANÇA ALIMENTAR
 ONG banco de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário