terça-feira, 17 de abril de 2012

Rio+20


A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
O evento será realizado nos dias 13 a 22 de junho no estado do Rio de Janeiro , e tem como objetivo reunir as principais potencias econômicas e países emergentes, definindo  agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e dos problemas na implementação das decisões adotadas pelas principais equipes que cuidam  do assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Contagem regressiva para o Rio+20

 










Em 100 dias, começará a Conferência Rio+20, que marca os 20 anos da realização da Rio 92, a principal conferência sobre meio ambiente já realizada.

Nesta conferencia é esperado atingir um número cada vez maior de pessoas para destacar a importância deste evento mundial e a necessidade de agir agora para promover o desenvolvimento sustentável.


O que é o RIO+20?

Vinte anos após a Cúpula da Terra, realizada no Rio em 1992, a Rio+ 20 será mais uma oportunidade de refletir sobre o futuro que queremos para o mundo nos próximos vinte anos.
Nessa conferência, líderes mundiais, milhares de participantes do setor privado, ONGs e outros grupos se reunirão para determinar como é possível reduzir a pobreza, promover a justiça social e a proteção do meio ambiente em um planeta que é cada vez mais habitado.
Segundo Brice Lalonde, esta é uma oportunidade histórica para desenvolver ideias que possam promover um futuro sustentável - um futuro com mais postos de trabalho, com fontes de energia limpa, com mais segurança e com um padrão de vida decente para todos.

 "O Rio+20 é um dos maiores encontros mundiais sobre o desenvolvimento sustentável do nosso tempo".


terça-feira, 3 de abril de 2012

FOME E INSEGURANÇA ALIMENTAR


Quando você lê a palavra alimentação o que vem a sua cabeça?

A alimentação é um dos direitos básicos do ser humano, não importa se a pessoa tem dignidade,cabe ao Estado o combate à fome.Josué de Castro impactou o mundo com sua obra “Geografia da Fome”. Ele já pontuava que o problema da fome associava-se à má distribuição de alimentos.
A fome pode ser entendida de duas maneiras:A fome aguda, momentânea, da fome crônica. A fome aguda é urgência de se alimentar, a um grande apetite. A fome crônica, é quando não existe um habito de se alimentar diariamente,e não produz energia suficiente para a manutenção do seu organismo e para o desempenho de suas atividades cotidianas. Segundo FAO, 2002, 15,6 milhões de pessoas passam fome no Brasil.
Falta comida?
Segundo dados da Embrapa, 2006, 26,3 milhões de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino. Diariamente, desperdiçamos o equivalente a 39 mil toneladas por dia, esta quantidade é o  suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar (VELLOSO, Rodrigo. Comida é o que não falta. São Paulo: Ed. Abril, nº 174, março/2002).
Porém uma boa parte da população brasileira vive em estado de insegurança alimentar (FAVARO, et al. 2007). De acordo IBGE, 2006, 72 milhões de brasileiros (39,8% da população) não gozam do direito de segurança alimentar e nutricional, sendo 13,921 milhões considerados casos graves de subnutrição.
O consumo alimentar atual é marcado pela desigualdade, e altamente influenciados por condições socioeconômicas, indo desde a insuficiência até o desperdício de alimentos, levando a desequilíbrios nutricionais, ao lado de formas tradicionais de desnutrição, deixando explícita a correlação positiva entre dieta e risco de morbimortalidade. (CORRÊA et al, 2008).
Considera-se subnutridos aqueles que não possuem o acesso adequado ao alimento, de acordo com a FAO, que constata em 2002, uma prevalência de 14,4 milhões de subnutridos no Brasil, tornando nosso país o 6º campeão em subnutrição na escala mundial de acordo com dados do AKATU (2003).

Fonte:

Adaptação do texto: FOME E INSEGURANÇA ALIMENTAR
 ONG banco de alimentos.

terça-feira, 27 de março de 2012

Dia da Terra


Bom Dia, a todos os leitores! 



Esta chegando o dia da terra que é comemorado no dia 22 de Abril de cada ano!
O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de abril.
Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação,  conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra
“Mãe Terra”
Querida mãe Terra, apesar de ser gigante, você não é diferente de outras mães, pois, sempre cuidou de seus habitantes, alimentou e protegeu.
Apesar de retribuirmos de forma que não merece, você nunca nos abandonou e por mais que alguns lhe maltratem, eu, quero ajudar, quero lhe agradecer por existir e dizer que amo viver aqui.
Querida mãe Terra, te amo.
Ass: Andressa

terça-feira, 20 de março de 2012

Dia da Terra!


O Dia Internacional da Terra foi criado em 22 de Abril de 1970.

O dia da Terra foi criado em 22 de abril de 1970 quando o então Senador americano Gaylord Nelson convocou o convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, naquela data a mais de 20 milhões de pessoas nos EUA se engajaram imediatamente para manifestar a sua preocupação com a degradação ambiental.

(Lucas Carvalho)

Concientização sobre o dia Mundial da Terra

Olaa... Venho lembrar que o dia Mundial da Terra é comemorado no dia 22 de abril...

Chegou a época para fazer alguma coisa boa para o planeta Terra, como plantar, cuidar da plantações, convocar os amigos para ajudar a coletar o lixo da praça ou parque que você frequenta, colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos, e muito mais pode ser feito, e isso só depende de você!
 Se cada um fizer sua parte sem esperar pelos outros, podemos ter um Planeta limpo, e curtindo a natureza!

Sempre lembrando a importância de cuidar do nosso Planeta...

Até mais... BeeeijooO’s
Jenny Pires

Dia da terra


Oi gente beleza hoje vou falar um pouco sobre o Dia Internacional da terra

O dia 22 de abril a data surgiu nos estados unidos na década de 70 quando o um senador (Gaylord Nelson) deve a idéia de organizar um protesto para contra poluição, mas a ideia só foi aprimorada na década de 90

Maik P. Valeu !!!

Dia Mundial da Terra


Bom dia povo lindo...
Passando pra lembrar que no dia 22 de abril,vamos comemorar o Dia Mundial da Terra,
ele foi criado no EUA pelo senador Gaylord Nelson quando organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição.
Vamos nos reeducar,para um planeta menos poluído,se cada um de nos limpasse e cuidasse da Terra como cuidamos da nossa casa,concerteza o ar não estaria como esta hoje.
O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa...
E que nós não façamos isto somente nesse dia,mas que criemos o habito de cuidar  diariamente.
                                                                                                                             Taline

Atitude além de conscientização.!


Oii Galera, Hoje eu vim falar um pouquinho sobre o dia da terra.

No dia 22 de abril comemoramos o dia da terra, este período faz com que todos reflitam sobre desastres ambientais, suas causas e conseqüências; Porem é importante que a reflexão e conscientização não estejam presentes somente nesta época, e é claro que não fiquemos só nos conscientizando mas sim que tomemos atitudes de mudança, para que no próximo dia da terra possamos olhar para trás e lembrar-nos não só dos problemas, mas também das soluções implantadas por nós para a transformação.
Então que tal começarmos já?
Separando o lixo reciclável do lixo orgânico para o descarte, economizando água, papel e buscando sempre que possível pensar bem antes de qualquer ato que possa danificar ou prejudicar o ambiente em que vivemos afinal quem vai lidar com as conseqüências somos nós e nossos descendentes.
Até logo.!
Beijos TataH Guimarães.

Dia da Terra.



No dia 22 de abril de 1970 foi criado pelo senador americano daquela época, Gaylord Nelson,o dia da Terra. O planeta em que habitamos, apesar do nome é composto por 97% de água na sua superfície terrestre, onde possui aproximadamente 6 bilhões de habitantes.
Essa data criada em homenagem a Terra vem ganhando força a cada ano. Neste ano 85 países irão comemorar o dia da Terra.  
O dia internacional da Terra não é organizada por entidade especifica, pertence a humanidade, e pode ser comemorada no mundo todo, cada região se adequando da sua maneira.
A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do planeta Terra e a necessidade de conservar os recursos naturais do mundo.

Henrique S. Ramos

Dia mundial do planeta Terra

Olá pessoal
Táh Chegando.... no  dia 22 de abril iremos comemorar o dia mundial da terra.
 Essa data é apenas algo simbólico pois o dia da terra deveria ser comemorada todos os dia, quem sabe comemorando todos os dias as pessoas iria se concientizar e parar de destruir a terra que é minha, sua e de todos...em cada pequeno gesto dentro de nossos lares; e isso tem de ser divulgado em todas as escolas, em casa, na televisão, nas rádios, nos jornais, nas revistas……Mas acima de tudo além de ser  divulgado, falado, e comentado, tem que ser posto em prática atitudes diárias de preservação. Se cada um fizer a sua parte, todos juntos farão um todo.
Nesta data além de ser comemorado o dia da terra também é comemorado o descobrimento do BRASIL e por incrivel que pareça ao descobrirmos o Brasil, descobrimos também uma terra que precisa ser cuidada e  protegida. 

Esse dia também é o meu aniversário então pessoal se vcs fizerem a sua parte, ganharei um presentão!!!

Divulgue você também o Dia Mundial da Terra e lute por um futuro melhor para todos nós.

Beijos Galera!!!

By: NináàH 

terça-feira, 13 de março de 2012

Fica a Dica:

Descarte pilhas e baterias corretamente

Pilhas e baterias estão presentes em diversos utensílios usados no dia-a-dia e, por conter metais pesados em sua composição, representam grande problema ambiental. Quando descartadas em lixões, alguns tipos de pilhas deixam vazar substâncias tóxicas, contaminando lençóis freáticos, solo e ar. Além disso, esses resíduos podem afetar alimentos e pessoas que estão nos arredores das áreas contaminadas.
Alguns metais que compõe esses materiais são cancerígenos e têm efeito acumulativo no corpo humano, podendo causar desde enfraquecimento ósseo até perda da visão, audição e olfato. Uma das opções para minimizar o uso desses produtos descartáveis é a opção das pilhas e baterias recarregáveis.
O recolhimento e encaminhamento adequado das pilhas são de responsabilidade dos fabricantes ou das empresas distribuidoras. Portanto, os materiais usados devem ser entregues aos estabelecimentos que comercializam ou às assistências técnicas autorizadas, para que eles repassem os resíduos aos fabricantes ou importadores. As pilhas e baterias podem ser recicladas, reutilizadas, ou podem passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte ambientalmente correto.

Poluição Radioativa :


Radiação é o efeito químico proveniente de ondas e energia calorífera, luminosa etc.
Existem três tipos de radiação: raios alfa e raios betas, que têm a absorção mais fácil, e raios gama, que são muito mais penetrantes que os primeiros, já que se trata de ondas eletromagnéticas.
O contato contínuo à radiação causa danos aos tecidos vivos, tendo como principais efeitos a leucemia, tumores, queda de cabelo, diminuição da expectativa de vida, mutações genéticas, lesões a vários órgãos etc.

Assim, poluição radioativa é o aumento dos níveis naturais de radiação por meio da utilização de substâncias radioativas naturais ou artificiais.
Diferente do que se imagina a poluição radioativa não vem somente de usinas nucleares, onde se gera energia através de fissão radioativa. Ela pode acontecer por meio de agentes bacteriológicos, em casos onde adubos são mal acondicionados ou suas embalagens não são tratadas corretamente, ou então por causa de esgotos que não são tratados, causando bactérias e vírus. Também pode vir por meio de agentes químicos, que contaminam o solo, como detergentes não biodegradáveis, inseticidas caseiros e outros produtos que jamais pensamos que possam ser tão perigosos.
E, por fim, as partículas radioativas, estas sim produzidas por usinas e outros meios de fissão, que contaminam com radiação artificial.

A poluição radioativa tem como fontes:

 Substâncias radioativas naturais: são as substâncias que se encontram no subsolo, e que acompanham alguns materiais de interesse econômico, como petróleo e carvão, que são trazidas para a superfície e espalhadas no meio ambiente por meio de atividades mineratórias;

Substâncias radioativas artificiais: substâncias que não são radioativas, mas que nos reatores ou aceleradores de partículas são “provocadas”.

A fonte de poluição radioativa predominante é a natural, pois a poluição natural da Terra é muito grande, decorrente do decaimento radioativo do urânio, do tório e outros radionuclídeos naturais. Finalmente, devemos lembrar que a poluição radioativa provém principalmente de: indústrias, medicina, testes nucleares, carvão, radônio, fosfato, petróleo, minerações, energia nuclear, acidentes radiológicos e acidentes nucleares.